Header Ads

Afinal, qual é o tema da Parada Gay 2009 de SP?

A 13ª edição da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo acontece neste domingo, 14 de junho. Festa, Drag's (Queens), Parada Gay, recordes, cores, turistas lotando a cidade e o famoso "dinheiro pink" são alguns dos termos que marcam os principais jornais da cidade. Mas e aí, qual é o objetivo desse acontecimento? Com base nesses veículos, como a edição de 13/6 do Jornal Nacional, fica difícil descobrir.

Ao lado, bandeira com as cores que são símbolo do movimento LGBT.

“Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!” é o tema de 2009 do evento. Ou seja, há uma afirmação pleiteando a igualdade de direitos entre héteros e homossexuais, o que é bastante abrangente. Ora, se o cidadão que desconhece a Parada é privado da razão que origina esse ato, será difícil obter bases para refletir a respeito. Fica complicado definir o "por quê" dele e debater a respeito, independentemente do posicionamento ser contrário ou a favor.

Comunicadores conhecem o fato de que apenas com conhecimento é possível construir opiniões. Assim, subtraindo esse dado de suas reportagens, alienam o acontecimento e impedem a evolução do debate proposto por ele. Deslocam a "manifestação" para o status de "evento" com variados pesos, menos os políticos que a originaram.

Observação

Até o momento do fechamento deste post, a matéria mencionada no início do texto não estava disponível no website do Jornal Nacional. Pelo mecanismo de busca contido na página do jornal, ao digitar os termos "Parada Gay", "Parada GLBT" ou "Parada LGBT", não foi possível encontrar outra reportagem deste ano a respeito do tema.

Vale destacar, no entanto, que a omissão do tema pode ser conferidas em várias edições de outros grandes jornais. Ou seja, essa "lacuna" na reportagem não se refere apenas ao material produzido no programa.

Um comentário:

  1. NÃO SE PODE FORMAR UMA OPINIÃO É NECESSÁRIO SABER DO QUE SE TRATAM TAIS OU TAL ASSUNTO.
    MUITOS POR EXEMPLO, NÃO SABEM O REAL SIGNIFICADO DA PALAVRA HOMOFOBIA.
    SE SOUBESSEM, DEVERIA HAVER MANIFESTAÇÕES, DO CALIBRE DA PARADA GAY ENTRE AS MÃES QUE PERDEM SEUS FILHOS PELA VIOLÊNCIA URBANA, NO TRÂNSITO, CONTRA OS POLÍTICOS QUE COM ESSA CORRUPÇÃO TODA, PEGA O DINHEIRO QUE PODERIA AJUDAR A MELHORAR O SISTEMA DE SAÚDE DO PAÍS, ETC...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.