Header Ads

Copiaram o seu post sem autorização. E agora?

Dias atrás, vi um texto meu copiado na íntegra em outro blog, sem ao menos o devido crédito. Fiquei bastante frustrado e, confesso, não tinha ideia do que fazer. Se você está nesse time, talvez queira saber como proceder nessa situação.

Caso ainda esteja em dúvida: sim, os direitos autorais em blogs existem. É o que está explicado no blog Jurisconsulto, em um post com detalhes sobre direitos autorais na produção de blogs. Nele, a advogada e blogueira Themis aponta desde como abordar o incauto que copiou seu texto até as medidas legais cabíveis contra ele, se for o caso. A visão é bastante realista e mesmo os comentários do post trazem um conteúdo interessante. Também vale dar uma lida no artigo para garantir que você não está infringindo leis sem saber.

Após momentos de uma pequena revolta com aquele que reproduziu meu texto, decidi que o melhor é evitar que surrupiem o conteúdo que produzo. O blog Quinta Categoria indica um recurso rápido para dificultar a ação dessas pessoas. As imagens não serão protegidas, mas os seus textos estarão a salvo. Como envolve mudanças (muito simples) da estrutura da sua página, vale fazer uma cópia de segurança dela antes de qualquer alteração. Se algo der errado, é só recuperar o padrão anterior.

3 comentários:

  1. As vezes a gente não ve copias mais textos com o mesmo sentido do nosso ja dizia na tv tudo se copia acho que nós blogs também por que ja viu que falta de criatividade varios falando das mesmas coisas e dos mesmos modos.Se cada um buscar sua indentidade talvez tenha mais sucesso na blogsfera.

    ResponderExcluir
  2. Fique Feliz no fundo você sabe que o texto é seu; sinal de sucesso .O autor vai continuar a criar enquanto que qem copia é quem gosta.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Também já me aconteceu, mas acho que essas pessoas deveriam aparecer e aprender que isso é só prejudicial a elas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.