Header Ads

Você sabe por que muitos cegos não usam braile?

Pessoas com deficiências visuais não têm exatamente um fácil acesso aos bens culturais, em grande parte pelo difícil acesso à leitura. Há iniciativas que combatem esse problema, como os websites Livro Acessível Universal e LeerEscuchando, este último em espanhol.

Livro Acessível Universal é um guia completo sobre livros e acessibilidade. Visite o site e conheça o MOLAS - Movimento pelo Livro e Leitura Acessíveis no Brasil, confira relação de editoras que já se adaptaram a essa nova necessidade e veja os depoimentos, alegrias e frustrações daqueles que possuem dificuldades visuais e lutam pelo direito à leitura. Para a melhor navegação de todos, o site permite que o visitante aumente as letras do texto e também aplique o recurso "alto contraste", que deixa o texto bastante chamativo. Ainda, você pode encontrar a resposta que deu origem ao título deste texto.

Aproveite a visita no site e participe do abaixo-assinado pelo livro acessível (se concordar com as condições solicitadas, claro).

Já o LeerEscuchando é um portal de audiolivros gratuitos. Não há cobrança nenhuma pelo download deles e a própria comunidade que freqüenta o site faz contribuições narrando os textos. Os brasileiros que já conhecem um pouco de espanhol podem até aproveitar para um aprofundamento no idioma, "ao som de" livros clássicos de Julio Verne, Charles Dickens. Há também escritores novos que são pura novidade.

Agora, é só prestigiá-los com sua visita!

Obs: quem tiver interesse em saber mais sobre o dia-a-dia de pessoas com deficiência, um blog que pode ser bastante interessante é o do jornalista Jairo Marques na Folha Online, chamado Assim Como Você. Jairo, que é cadeirante, coloca com bom humor o cotidiano das pessoas que, apesar de terem características físicas diferentes da maioria, vivem e convivem no mesmo mundo que todos - e passam por algumas poucas e boas.

4 comentários:

  1. Acho que o governo tem que investir na doação talvez de produtos em braile para esta parte da população que é carente e não pode ter acesso a estes bens culturais .

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafa! Gostei do blog, parabéns! Prometo voltar mais vezes e comentar! Uma pena vc não ter ido no meu niver, mas marcamos algo em breve!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A dificuldade é grande, enquanto não houver interesse político nada muda. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante. Vou aceitar sua sugestão e me aprofundar mais no assunto.

    Adriana

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.