Header Ads

Breve adeus à pasmaceira na literatura brasileira

Pensante Mídia traz alternativas viáveis para você ficar por dentro dos acontecimentos que estão sacudindo a poeira do mundo da literatura brasileira em 2009 - tudo sem que precise sair da frente do computador

Bibliotecas quase vazias, livros pouco atrativos e uma pasmaceira generalizada é a visão de algumas pessoas sobre o mundo da literatura brasileira. Podemos dizer que nada mais equivocado para o momento, dados os dois acontecimento que estão agitando o (até então) pacato mundo das letras neste País. 

Um deles é a Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, que reúne alguns dos principais nomes relacionados à arte da escrita no mundo. O evento acontece até 5 de julho na cidade do estado do Rio de Janeiro que dá nome ao evento e, para quem não pôde viajar até lá, uma boa pedida é acompanhar tudo pela Internet. O site da Festa está transmitindo os debates das Mesas Literárias ao vivo e também conta com registro em podcast do que já rolou nesta edição. Caso queira saber até os menores detalhes, há ainda a opção de seguir o evento no Twitter.

Ainda, para quem deseja ter uma noção mais geral do evento, a TV Cultura está com uma cobertura especial que engloba vários programas da emissora, como o Metrópolis e o Releituras.

O Prêmio São Paulo de Literatura também tem feito bastante barulho na mídia. Em sua segunda edição, o evento está prestigiando autores que têm dedicado tempo e talento para a produção de pérolas da produção intelectual em forma de livros. O incentivo, dizem, é o maior em premiações brasileiras do gênero - duzentos mil reais para o vencedor de cada uma das duas categorias, uma para escritores já consagrados e outra para iniciantes. O nome dos vencedores será divulgado em agosto, mas muitas pessoas ainda não conhecem as obras com que os finalistas estão concorrendo. Para estar bem informado sobre a decisão que será tomada pelo jurados, confira abaixo entrevistas que alguns dos escritores concederam para veículos de comunicação.

Melhor Livro do Ano (de 2008):

Melhor Livro do Ano - Autor Estreante (de 2008):
  • Contardo Calligaris,  autor de O Conto do Amor, é entrevistado na Rádio CBN
  • Estevão Azevedo, autor de Nunca o Nome do Menino, é entrevistado  pelo blog Amálgama
  • Emílio Fraia, um dos autores de O Verão de Chibo, é entrevistado pela revista online O Grito!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.