Header Ads

Vestir-se bem é homenagear o outro

Essa é uma dos aspectos do uso da moda apontada por Gloria Kalil em entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que está disponível aqui na Internet. A consultora e jornalista fez uma reflexão sobre as dimensões humana, ideológica e econômica da vestimenta do cotidiano e das passarelas. O interessante é que o conteúdo demonstra a importância do debate e é fácil de acompanhar mesmo por quem não entende da área. 

A imagem para ilustrar este post é uma das capturadas por Maitê Freitas, convidada pela emissora para fazer o registro fotográfico da ação. 

A própria consultora explicita o peso desse nicho ao destacar que a indústria textil é a segunda maior contratadora de profissionais no País, perdendo apenas para a área da construção civil. A conversa teve concentração em desafios do Brasil para se tornar competitivo no mercado mundial da moda, o consumo pelos brasileiros e a relação entre homogeinização/diferenciação entre os indivíduos por meio das roupas. O consumo exarcebado, as cotas para modelos negros em desfiles e a preocupação com o porte físico de profissionais da passarela também são abordados, porém de modo breve.

O programa na íntegra em vídeo e áudio, além de um compilado dos melhores momentos estão disponíveis no website do Roda Viva. Também há registros dos bastidores do encontro, inclusive feitos pelo chargista Paulo Caruso. A imagem utilizada para ilustrar este post é uma das capturadas por Maitê Freitas, convidada pela emissora para fazer o registro fotográfico da ação. 

Estou longe de concordar com todos os aspectos apontados, mas acredito ser interessante um debate como esse -  sobre algo que pode colocar as variadas culturas brasileiras como referência no exterior - a exemplo do que já acontece com nossas música e novelas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.